Saiba como separar corretamente seu lixo

Saiba como separar corretamente seu lixo

Desde o dia 2 de julho de 2017, os moradores da cidade de Santos tiveram que se reprogramar para seguir as novas regras de coleta de lixo, que agora obriga os moradores a separar o lixo orgânico do reciclável. Para aqueles que ainda não criaram esse hábito, essa é uma excelente oportunidade.

Para começar, temos que ter claro o conceito do lixo reciclável: Todo resíduo descartável que constitui interesse em transformação de partes ou de seu todo. Isso significa que qualquer item que possa ser reutilizável, tanto em sua forma atual quanto no aproveitamento do material para criar algo novo, é reciclável. Alguns exemplos são Garrafas (PET e Vidro), jornais, latas, arame e produtos eletro-eletrônicos.

Fonte: Jornal A Tribuna

Inicialmente, separe todo o lixo orgânico do lixo reciclável, colocando metais e papéis em sacos separados. Lave embalagens que irão para o lixo, como Longa Vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Lembre-se de deixá-los secos antes de depositar nos coletores. Papéis amassados não servem para a reciclagem, então mantenha-os dobrados e secos. Vidros e outros materiais que podem cortar devem ser separados e embrulhados em papel grosso (tipo Jornal) ou em caixas para evitar acidentes. Lembre-se também de separar vidros planos das garrafas e frascos.

Isso feito, você tem opção de entregar o lixo aos pontos de coleta, ou procurar em sua cidade o dia de coleta de lixo limpo para coloca-lo na rua. Com essas dicas, você não somente estará contribuindo para o meio ambiente, como ajudará as diversas famílias que vivem trabalhando com reciclagem.

Sarah Campos

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.
Sarah Campos

Últimos posts por Sarah Campos (exibir todos)