Neil Gaiman – Oceano No Fim do Caminho

Neil Gaiman – Oceano No Fim do Caminho

Confesso que pesquisei um pouco mais sobre Neil Gaiman para escrever esta resenha e tive muitas surpresas. Descobri que o trabalho do autor é vasto, ele tem desde quadrinhos a peças de teatro. E já tinha visto dois filmes baseados em livros do autor: Coraline (2009) e Stardust – O mistério da estrela (2007).

Coraline é uma animação em stop-motion, entretanto não é aquela animação padrão, ele é levemente assustador, sendo um filme para todas as idades.

Já o Stardust, este eu fiquei muito surpresa de descobri que foi baseado em um livro do Neil, pois eu achei o filme muito gostoso de assistir, é fantasioso, mas não aquele fantasioso macabro que nem Coraline e o Oceano no fim do caminho.

A sinopse do livro é: “Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos.
Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino.

Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano.”

o-oceano_zps1647dcd4

A trama é a lembrança de um evento sinistro que ocorreu na infância do protagonista (o nome do protagonista não é citado e o autor também não o descreve fisicamente, apenas o descreve psicologicamente como uma criança introspectiva). Este evento foi causado por forças macabras que foram desencadeadas pelo suicídio do inquilino de seus pais, o minerador de opala, e começou a afetar a comunidade inteira (incluindo a família do protagonista). Porém as únicas pessoas que perceberam estes eventos, além dele, foram suas três misteriosas vizinhas dotadas de um “conhecimento superior” que o ajudam a eliminar estas forças maléficas. A mais nova de suas vizinhas, uma garota de 11 anos, se torna sua grande amiga e apresenta ao protagonista o seu primeiro oceano. Toda esta aventura o ensinou uma importante lição para toda sua vida.

Não vou falar muito sobre a história para não contar “spoilers”, acho legal apenas explicar rapidamente o que ocorre no livro e deixar minha impressão. Não tem graça alguma se enquanto eu estiver indicando o livro eu contar alguma parte crucial do mesmo e estragar o mistério.

É um ótimo livro para pessoas que curtem uma história ilusória, porém não indico para pessoas realistas demais, que vão querer ficar achando motivos para descrever o que ocorreu e porque ocorreu. Pelo histórico de obras do autor, ele gosta de introduzir este tipo de perspectiva fantasiosa na vida do leitor. Portanto, larguem um pouco a realidade e deixem-se mergulhar no maravilhoso mundo do imaginário de Neil.

Ao final de cada resenha ao invés de dar notas ou estrelas para o livro, acho interessante deixar três palavras que descrevam o livro, pois a nota/estrelas cria uma expectativa irreal já que gosto é uma coisa bem peculiar.

As três palavras: fantasioso, envolvente e misterioso.

Indico o site do autor para quem queira conhecer um pouco mais sobre ele e suas obras, garanto que não vão se arrepender, ele é muito versátil.

Bem, espero que vocês gostem da resenha e se tiverem algum livro que queiram indicar ou conhecer, aceitamos sugestões para leitura.

Beijos e até a próxima resenha.

Alvaro Ramos

Alvaro Ramos

29 anos, marido da Sah e co-fundador do Sahssaricando. Gosta de tudo relacionado ao mundo Geek antes mesmo dele ter ganho esse nome e essa febre.
Alvaro Ramos

Últimos posts por Alvaro Ramos (exibir todos)