Não devemos nos cobrar demais

Não devemos nos cobrar demais

Tive que fazer um repouso forçado por conta de esgotamento físico e emocional. Eu sei, muita gente infelizmente ainda acredita que essas coisas são “frescuras” e “coisa de gente fraca de espírito”, porém a real é que essas coisas acontecem mesmo.

A gente sempre acaba deixando pra depois aquilo que costuma ser mais importante. Comigo não foi diferente, por muito tempo amigos e família me alertaram do quanto eu me cobrava diariamente e que eu deveria cuidar mais de mim e diminuir meu ritmo. E eu sempre dizendo para mim mesma “só mais um pouco’ e “eu consigo”, ou até mesmo “o que vão pensar de mim se eu não aguentar?”.

Pois é. A maior carcereira da minha vida fui eu mesma. Me cobrando tanto fisicamente quanto mentalmente. Até que no ultimo fim de semana, onde tudo parecia bem como sempre, comecei a sentir pontadas fortes na cabeça seguidas de dor no corpo e falta de ar.

Minha maior preocupação era que eu estivesse nova em folha para cumprir com todos os meus compromissos. Nem doente me permiti esquecer das minhas obrigações, e assim meus sintomas pioraram. Quanto mais ansiosa eu ficava pior de saúde eu estava ficando.

E tudo isso para quê? Para quem?

A gente mal consegue perceber onde começa a errar até que erre feio né? Nossa percepção fica tão turva com a necessidade cotidiana que quando nos damos conta o problema já esta ali.

A gente nunca sabe aquilo que vai perder na vida, mas enquanto tivermos a nós mesmos poderemos sempre recomeçar. Por isso devemos sempre tirar um tempo para cuidar de nós mesmos.

Eu aprendi que devo tirar um tempo para mim. Me poupar e me amar um pouco mais. Me tratar melhor, saber meus limites e não forçar mais nada.

O mundo nos cobra tanto, que é comum invertermos nossos valores. Se preocupar mais com coisas do que com pessoas. Dar mais valor a status do que reais experiencias. Achar que a grama do vizinho é sempre mais verde…. e por aí vai.

Mas a verdade é que todo mundo tem momentos em que é preciso desacelerar. Todo mundo tem problemas e todo mundo fica doente. A diferença é que tem gente que não admite que essas coisas acontecem, mas elas ocorrem para todos.

Por isso não se cobre tanto, ninguém é perfeito. Todo mundo pode em algum momento precisar colocar a vida nos trilhos novamente. Seja qual for o motivo, se de um tempo e volte renovado.

Se em algum momento você sentir que está se cobrando muito pare um pouco. Respire fundo e pergunte a você mesmo:

“Para que toda essa pressa?”

“Para quem você faz tudo isso?”

“Quem vai cuidar de você se você adoecer?”

“Quem te ama de verdade vai se importar com isso?”

“Quantas vezes você colocou uma situação ou alguém na frente de uma necessidade sua?”

Se permita mais. Aqueles que te amam vão entender. Aquilo que for seu vai encontrar um meio de chegar a você, seus sonhos podem esperar um pouco mais e você vai aproveitar bem mais a vida quando renovar as energias. Aproveite a vida até nas menores coisas, e o mais importante: RESPEITE mais você.

INSPIRE, RESPIRE E NÃO PIRE

 

 

Sarah Campos

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.
Sarah Campos