Museu Waldemar Belisário em Ilhabela

Museu Waldemar Belisário em Ilhabela

Aproveitei o feriado de Carnaval para voltar a Ilhabela, cidade que conheci em Julho do ano passado. Como nunca estive na cidade na alta temporada foi uma experiência nova e visitei novos locais também, e um deles foi o novo museu da cidade em homenagem a Waldemar Belisário.

Quem foi Waldemar Belisário?

museu do pintor waldemar belisario

Belisário foi um importante pintor para a cidade de Ilhabela. O artista chegou a região em 1929 com o objetivo de retratar a natureza exuberante do local e levar esses trabalhos para exposições na Europa.

O pintor gostou tanto da região que fez de Ilhabela sua moradia, casando-se com Celina Guimarães e juntos começaram a incentivar artistas que amavam retratar a natureza. Belisário foi irmão de criação de Társila do Amaral e teve muita influência europeia em sua educação.

Graças ao talento de Belisário, Ilhabela começou a ser reconhecida como um ponto artístico para o Estado de São Paulo. Em 1968 um grupo de artistas locais procurava uma forma de expor suas obras, esse grupo se reuniu com o prefeito da época e foi cedido um local para que eles expusessem suas obras, esse foi o I Salão de Artes Plásticas de Ilhabela que recebeu o nome de Waldemar Belisário.

O Museu e Centro Cultural da Vila

fundai em ilhabela

Hoje o local é fixado como museu e conta com o acervo do pintor e também casa de exposição de trabalhos de artistas locais. Além disso foi criado no mesmo complexo a Fundaci, Fundação Arte e Cultura de Ilhabela, que reúne oficinas culturais, literatura, arqueologia e em breve ganhará um cinema.

Chamado de “Centro Cultural da Vila” o prédio fica na área nobre do centro histórico de Ilhabela, conhecido como Vila, local de passagem de muitos turistas que chegam em cruzeiros para visitar a cidade.

museu waldemar belisário em ilhabela litoral norte

O museu conta com atividades itinerantes, ou seja, sempre vão ter novas exposições, peças, filmes e outras manifestações culturais. O espaço do museu é 100% acessível e gratuito, inclui banheiros e também um jardim para lazer.

É um passeio relativamente curto e ótimo para quem gosta de apreciar o lado histórico da cidade. Ilhabela tem esse charme de cidade do interior localizada no litoral. Eu adorei o passeio e recomendo para a família toda.

museu com arte moderna em ilhabela

museu waldemar belisário em ilhabela

museu em ilhabela litoral norte

museu em ilhabela

O museu fica aberto de terça a sexta e aos finais de semana e funciona das 10hrs até as 17hrs.  O endereço é Av. Pedro de Paula Moraes n. 139, Centro de Ilhabela.

Sarah Campos

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.
Sarah Campos