Guararema – Cidade Natal

Guararema – Cidade Natal

A cidade de Guararema é uma joia no interior de São Paulo, situada entre o Alto Tietê e o Vale do Paraíba. A cidade, famosa por suas orquídeas das mais variadas espécies, também é muito frequentada nesta época do ano. Trata-se do evento “Guararema Cidade Natal”, que está em sua sexta edição.

A cidade é considerada a segunda cidade mais rica do Vale do Paraíba, e isso fica visível na arquitetura local. Aproveitando da beleza natural de Guararema, com a beleza arquitetônica projetada pelos moradores, o então o prefeito Márcio Alvino criou o evento. Durante todo o ano, escolas e moradores se mobilizam para recolher garrafas pet através de grandes latões espalhados por toda a cidade, que depois são levadas para a Oficina de Natal, onde profissionais farão o tratamento necessário como corte, pintura e queima para moldagem. a oficina também conta com engenheiros para a segurança da infra-estrutura nos pontos a serem decorados. A cidade fica com decoração inteira em garrafas pet e iluminação, que tomam a forma de bonecos de neve, Árvores de Natal e até mesmo vitrais da Igreja.

O projeto é parte do principio de conscientização ambiental, e assume um compromisso com o meio ambiente além de ser um atrativo turístico e gerador de empregos. Nós pudemos conferir no sábado passado e a cidade estava maravilhosa. Mas é preciso ir preparado, pois a fila de carros estava na estrada fora da entrada da cidade, e demoramos aproximadamente 2 horas de fila de espera para conseguir entrar em Guararema.

O ideal é chegar bem cedo, assim você aproveita para conhecer a cidade, que é uma graça, e ainda pode fazer umas comprinhas. O centro artesanal é cheio de opções. A alimentação lá também é uma boa, existem diversos restaurantes, cafés e barzinhos que desde cedo já começam a servir. Lembre-se que quanto mais próximo do Natal, mais pessoas irão, então se pretende visitar entre as próximas semanas, é importante ir relaxado e sem se preocupar com o horário, porque mesmo entrando na cidade ainda será difícil estacionar o carro, caso seja sua opção de transporte. Os estacionamentos encarecem conforme a proximidade da área decorada, e são todos bem cheios. O ideal é estacionar o carro próximo a entrada da cidade e desfrutar de uma boa caminhada, a cidade é pequena e é possível com calma passear por todos os pontos.

Confira abaixo a programação, que vai até o dia 31 de dezembro:

 

programacao_cidade_natal_2014_2

 

É emocionante e maravilhoso ver uma cidade inteira se mobilizar para um gesto tão bonito. Confira abaixo algumas fotos do evento feitas em nossa visita à cidade.

 

1418514594395

 

 

1418514822625

 

 

 

 

1418515129228

1418515362054

Alvaro Ramos

Alvaro Ramos

29 anos, marido da Sah e co-fundador do Sahssaricando. Gosta de tudo relacionado ao mundo Geek antes mesmo dele ter ganho esse nome e essa febre.
Alvaro Ramos

Últimos posts por Alvaro Ramos (exibir todos)