Feed Dog Brasil – Festival de Documentários de Moda

Feed Dog Brasil – Festival de Documentários de Moda

Para quem ama Moda não pode perder a primeira edição do Feed Dog Brasil. O festival nasceu em 2015 em Barcelona, na Espanha, com o objetivo de fomentar documentários que retratam o fascinante e complexo mundo da moda como arte, comportamento e expressão cultural.

Pela primeira vez no Brasil, o Feed Dog é realizado pela In Brasil Cultural, da Secretaria de Estado da Cultura e do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio exclusivo da Riachuelo.

São 13 títulos nacionais e internacionais dos mais diversos temas que envolvem o mundo da moda, do luxo ao comportamento, da sustentabilidade às relações de trabalho, sem esquecer peças que são ícones de estilo. Debates, oficinas e exposição com fotos do acervo da agência Fotosite, que traçam um diálogo com os filmes em exibição, completam a programação.

Mostra Internacional

 

 

  • The First Monday in May– de Andrew Rossi (EUA, 90 min, 2016)  – os bastidores do processo de concepção e produção do Baile do Met. (INÉDITO NO BRASIL)

 

  • Borsalino City– de Enrica Viola (Itália, 70 min,  2016)  – uma declaração de amor ao chapéu mais icônico e querido da moda: o Borsalino. (INÉDITO NO BRASIL)

 

  • Bangaologia -The science of style – de  Coréon Dú (Angola,  85 min, 2016) – uma investigação sobre a cultura de um estilo que voou de Angola para o mundo. (INÉDITO NO BRASIL)

 

  • Out of Fashion –de Jaak Kilmi e Lennart Laberenz (Estônia, 58 min, 2016) – consumismo, desperdício e exploração nos porões da indústria global da moda. (INÉDITO NO BRASIL)

 

  • Le testament d’Alexander McQueen– de Loïc Prigent (França, 56 min, 2015) – o legado de um dos mais influentes e emblemáticos criadores contemporâneos da moda. (INÉDITO NO BRASIL)

 

  • Mapplethorpe: Take a Look at the Pictures– de Fenton Bailey e Randy Barbato ( EUA, 108 min, 2016) – retrato intimista do célebre e polêmico fotógrafo de NY. (18 anos)

 

  • Model–  de Frederick Wiseman (EUA,  129min, 1980) – obra clássica do grande documentarista Frederick Wiseman, ganhador de um Oscar e Leão de Ouro.

 

  • Vivienne Westwood: Do It Yourself! – direção Letmiya Sztalryd (França, 57 min, 2011)– as muitas faces da estilista que inventou o Punk como moda. (Inédito no Cinema)

 

  • Helmut Newton: Frames From the Edge– de Adrian Maben (Alemanha, 95 min, 1989) – trajetória do fotógrafo que quebrou tabus e paradigmas. Do mesmo diretor de Pink Floyd, Live at Pompeii, 1972.

 

  • The Perfect Fit– de Tali Yankelevich (Reino Unido, 9 min, 2012) – o curtamergulha no mundo do Balé através dos olhos do sapateiro que se esforça para fazer sapatilhas para bailarinas de uma maneira mais confortável possível. O curta foi pré-finalista do Oscar em 2013.

 

Mostra Nacional

  • Deixa na Régua –de Emílio Domingos (Brasil, 85min, 2016) – o dia a dia das barbearias dos morros cariocas e seus fieis frequentadores.

 

  • Idades da Moda, de Marcelo Machado e Gilmar Moretti (Brasil, 52min, 2014) – o vestir na infância, o vestir através dos tempos: história, cultura e memória.

 

  • Fora do Figurino – As Medidas do Jeitinho Brasileiro– de Paulo Pélico ( Brasil, 73min, 2013) – o Brasil não conhece o corpo do brasileiro.

 

É possível ainda conferir exposições fotográficas e outras atividades ao decorrer do festival. É possível conferir todas as informações e programação completa no Site Oficial.

Serviço:

FEED DOG BRASIL – FESTIVAL INTERNACIONAL DE DOCUMENTÁRIOS DE MODA

de 21 a 27 de setembro

Abertura: 20 de setembro – para convidados

Local: Cinemateca Brasileira

Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino

Entrada Gratuita

Sarah Campos

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.
Sarah Campos