Doctor Who ganha primeira protagonista mulher

Doctor Who ganha primeira protagonista mulher

O seriado britânico Doctor Who está há muito tempo na estrada e após cerca de 50 anos de transmissão terá uma mulher como protagonista do seriado.

Criado em 1963, a premissa do seriado era ser um programa infantil que auxiliaria no ensino de ciências e história, com um alienígena que viajava pelo tempo e espaço. O impacto do seriado, entretanto, fez a equipe responsável seguir a linha de aventura e ficção científica, o qual perdura até hoje como uma das séries mais antigas da televisão e uma das melhores séries britânicas de todos os tempos.

Um alienígena renegado do planeta Gallifrey, conhecido apenas pela alcunha “Doutor”, é o protagonista do seriado. Ele viaja pelo tempo e espaço em uma nave chamada TARDIS (abreviação de Time and Relative Dimensions in Space, ou em português Tempo e Dimensões Relativas no Espaço). Por conta de uma falha técnica no equipamento de camuflagem da nave, ela está presa a forma de uma cabine telefônica policial da Inglaterra.

Raramente o Doutor viaja sozinho, escolhendo sempre algum humano para acompanhá-lo em suas aventuras. A raça dos Senhores do Tempo, da qual o Doutor faz parte, tem a capacidade de se regenerar quando seu corpo sofre danos mortais, assumindo uma nova aparência e personalidade. O Doutor está atualmente em sua 12ª forma, indo para a 13ª.

O seriado foi parado em 1989, retornando apenas para um filme em 1996 antes de continuar seu formato televisivo em 2005, quando houve um renascimento e uma popularização mundial do programa. O Doutor enfrenta diversos desafios e vilões, mas alguns se tornaram tão icônicos que acabaram sendo recorrentes nas aventuras: Os Cybermen, Os Daleks e O Mestre

Os Cybermen são uma raça humanóide de um planeta irmão da terra, e após excessos em usos de implantes cibernéticos acabaram tornando-se ciborgues com o objetivo de dominação mundial. Já os Daleks são mutantes com o único objetivo de destruição, e são os mais antigos e memoráveis vilões do Doutor. O Mestre é outro Senhor do Tempo renegado, mas diferente do Doutor ele tem como objetivo dominar todo o universo.

Ele era um grande amigo do Doutor, mas ambos seguiram caminhos opostos e hoje lutam constantemente. Assim como o Doutor, o Mestre teve várias representações durante os anos, sendo a última a mais impactante: Ele tornou-se uma Senhora do Tempo, assumindo o nome “Missy”, uma abreviação de Mistress (o equivalente feminino de Master).

Recentemente foi anunciado que a próxima reencarnação do Doutor será a atriz Jodie Whittaker. A atriz é conhecida por estrelar o seriado Black Mirror, no episódio de titulo “The Entire History of You”.

Esse momento é extremamente importante porque não só é um passo grande para a representação de gênero, mas porque muitas garotas poderão ter mais uma heroína para se espelhar.

 video de apresentação da nova Doctor é simples porém revigora a representatividade no entretenimento. Jodie tem um olhar de esperança no teaser de revelação e me trouxe uma empolgação muito grande para acompanhar esta nova temporada.

Mais uma boa notícia para nós garotas que amamos personagens icônicos. Já quero ver várias garotas por aí montando seus cosplays e cheias de orgulho por ganharem mais uma personagem no universo Geek.

A nova temporada de Doctor Who estreia em 2018, e contamos com a participação de Jodie no especial de Natal do seriado, onde também será feita a despedida de Peter Capaldi do show.

Confira abaixo o video que revela nossa nova Doctor!

 

 

 

 

Sarah Campos

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.
Sarah Campos

Últimos posts por Sarah Campos (exibir todos)