Dicas para aproveitar o Carnaval

Dicas para aproveitar o Carnaval

O Carnaval se aproxima e com ele muitas pessoas querem sair e cair na folia. Seja em seu bairro, em outra cidade ou até mesmo em casa, esse feriado é um dos mais movimentados e de impacto no calendário. A grande quantidade de pessoas circulando pelas cidades aumenta, o gasto é maior, a procura por prestações de serviço é bem disputada e não podemos esquecer do lixo que é gerado nessa época.

Pensando em todos esse fatores e visando em passar um feriado tranquilo, buscamos algumas dicas para contribuir de maneira positiva nessa época e agora dividimos com vocês:

Cuidado com o Sol

O maior contemplado do verão pode ser nosso pior inimigo. A gente sabe que esse aviso é velho mas o uso do protetor solar é indispensável e é sempre bom dar esse lembrete. Além de usar protetor solar é bom ficar atento aos horários que crianças e pets ficam expostos ao sol, para não gerarem problemas como dores de cabeça, enjoos e assaduras.

Para as crianças  o ideal são horários longe do pico. Se for pela manhã opte por das 8hs ás 10hs. Se for ao fim da tarde, após as 15hs.

Já com os pets cuidado com o asfalto quente. As patinhas dos bichinhos são sensíveis e expostas ao calor do chão podem sofrer e abrir feridas.

Hidrate-se e Alimente-se bem

Outra dica conhecida é beba bastante líquido. Tomar água e se alimentar bem é primordial para aguentar dias seguidos de festa. No verão é comum complicações com infecção urinária e retenção de líquido, e isso é muito perigoso.

Outro fator a se atentar é a alimentação para não causar desmaios e fraqueza. O corpo precisa estar nutrido para dar energia suficiente para aguentar os passeios e euforia. Coma com moderação para não se sentir empanturrado e passar mal do estomago.

Faça um cronograma de atividades

Parece bobo mas todo tipo de planejamento é válido. Se, por exemplo, você vai acompanhar algum desfile em sua cidade planeje a saída de sua casa até o local da apresentação, levando em consideração transito, pessoas no local, onde arranjar assentos. Quem sai de casa atrasado tem menos chances de escolher comodidades.

Outro exemplo é para quem viaja, faça um cronograma das atividades que tem em mente, muitos locais funcionam em um periodo de tempo menor ou então ficam fechados em feriados. Veja a programação que quer acompanhar e adeque ao seu tempo e disposição. Calcule trajetória, custos e estabelecimentos que possam vir a ser necessários.

Não se perca do seu grupo

É comum na época do Carnaval famílias e amigos fazerem abadás e camisetas de identificação. Essa prática ajuda a localizar seus membros. Outra dica é marcar pontos de encontro, caso você se perca ou alguém de você um local como “save point’ pode poupar o stress e preocupação.

Li uma dica sobre montar grupos no whatsapp para ajudar a comunicação. Eu acredito que seja perigoso ficar perambulando com o celular por aí. Porém pode-se usa-lo antes de ir para o meio da multidão, marcando pontos de encontros e outros assuntos.

Quem vai com crianças assistir blocos deve ter atenção triplicada. Mantenha seus filhos com identificações e no colo. Crianças são muito ativas e podem querer correr e brincar e nessas se perdem.

Cuidado com pessoas desconhecidas

O Carnaval é um dos feriados que mais tem índice de assaltos e sequestros. e quem vê cara não vê coração. Conhecer pessoas é muito bacana, mas tome algumas previdências como não deixar pertences com desconhecidos, passar endereços e aceitar bebidas e outras coisas de estranhos.

Se perceber atividades suspeitas se afaste e avise uma autoridade local, todo cuidado é essencial.

Não abuse do Álcool

O momento é de festa, e para não estragar a celebração tome cuidado com a bebida. Ninguém quer sentir o desconforto de estar tão embriagado a ponto de perder a noção dos seus atos.

E se ver que bebeu além da conta não dirija, não deixe seus sentimentos falarem acima de sua razão e opte por voltar para casa. As vezes para se aproveitar bem temos de saber nossos limites.

Vai viajar? O que levar na mala?

Viajar no Carnaval é uma delícia e esse ano estaremos curtindo em Ilhabela. Como sabemos que o percurso conta com bastante transito (principalmente aqui no litoral) optamos por deixar o carro na garagem e vamos de ônibus. Para isso fizemos malas mais práticas com o essencial para os 3 dias que ficaremos fora.

Na minha mala levarei duas opções de roupa de banho: um biquini e um maio para ir alternando. Quando separo roupas intimas, sempre coloco duas a mais do que a quantidade de dias que viajo. Po exemplo se fico 3 dias em algum local eu levo 5 roupas intimas, é uma dica para quem gosta de se prevenir como eu.

Sobre roupas e calçados, eu levo coisas leves e que são fáceis de dobrar dentro da mala. Opto por batas, saias vestidos e shorts por conta do calor e porque não ocupam tanto espaço na mala. Para os sapatos eu vou com um par de tênis nos pés e guardo na mala duas rasteirinhas e algum sapato com um saltinho para usar a noite.

Aí o que falta vai para a bolsa de mão que são as necessaires de maquiagem, higiene e primeiros socorros, essa ultima a mais importante.

Organizando um kit de Primeiros Socorros

É sempre bom levar consigo uma necessaire com alguns itens de cuidados pessoais. Band-aids para pequenos cortes, antisséptico e até mesmo papel para banheiros públicos. Segue abaixo um exemplo de itens para levar na necessaire de primeiros socorros:

  • Protetor Solar
  • Band-Aids
  • Antisséptico
  • Lenços umedecidos
  • Um rolo de papel higiênico
  • Protetor contra mosquitos
  • Remédios para enjoos e dores de cabeça
  • Pomada para assaduras e feridas
  • Pomada ou spray para inflamações e dores musculares
  • Carteirinha de convenio médico (se possuir)
  • Uma lista de possíveis alergias (para comparar com bulas de remédios novos)

Vai ficar em casa? Se organize para maior comodidade

Alguns locais não abrem nos dias de Carnaval então é preciso se programar para passar o feriado tranquilo. Quando ficamos em casa em feriados longos, gostamos uma compra antecipada de comida e até algumas garrafas de água. Não gastamos muito, mas compramos comida o suficiente para esses dias caso não tenha um delivery e os restaurantes estajam muito cheios (o que é bem comum), e garrafas de agua para que se caso aconteça algum problema com Sabesp como já aconteceram em outros verões.

Programamos atividades com os amigos como sessão pipoca, jogos de tabuleiros, sessões de RPG, maratona de algum seriado…. o que importa é estar confortável o suficiente para aproveitar uns dias de descanso.

Gostou das dicas? Espero que sejam uteis assim como são para mim e agora é aproveitar.

Fiquem ligados em meu Instagram que estarei por lá durante os dias de Carnaval!

Sarah Campos

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.
Sarah Campos