Dicas de Culinária com Rita Lobo

Dicas de Culinária com Rita Lobo

O Senac Santos  está comemorando 70 anos no mês de Abril, e para comemorar está realizando várias atividades envolvendo os cursos da unidade. No ultimo dia 4/4 fomos convidados a conferir uma palestra com escritora e apresentadora Rita Lobo.

Rita Lobo é formada em gastronomia e começou a escrever sobre comida em 1995 para o jornal Folha de São Paulo. Ela também é autora dos livros “Cozinha de Estar”, “O Que Tem na Geladeira”, “Pitadas da Rita”, “Cozinha Prática” e “Panelinha” (que hoje tem um portal com o mesmo nome do livro). Ela também apresenta o programa Cozinha Prática, no GNT.

A palestra com o tema “Cozinhar vai mudar sua vida!” trouxe aos presentes uma conversa sincera sobre como nós podemos corrigir nossos hábitos alimentares e melhorar nossa saúde através da culinária caseira.

“Não existe alimento bom e alimento ruim, existe comida de verdade e comida de mentira”

Em sua palestra Rita citou que a comida hoje se tornou um assunto muito popular, pipocando em muitos locais, como programas de televisão, sites de receitas rápidas e na verdade a comida deveria ser de mais importância a saúde pública do que importante para a gastronomia.

O índice de obesidade, problemas cardíacos e vasculares e outras situações cresceram muito no Brasil, e isso é reflexo da alimentação cotidiana da população, que parou de cozinhar dentro de casa, optando por fast foods, pratos congelados e até mesmo substancias “que imitam comida de verdade”.

Rita acredita que a chave para melhorar a alimentação é se programar e administrar seu tempo. Saber quando fazer compras, escolher com cuidado o que comer, aprender receitas variadas para o mesmo tipo de alimento são algumas formas de começar a pegar gosto por cozinhar e assim melhorar as refeições.

Ela também disse que não dispensa do arroz e feijão na culinária, que são dois itens muito ricos e importantes para a alimentação do brasileiro. Aprender a fazer acompanhamentos para esses grãos é essencial para uma boa comida e assim ter uma melhora significativa na saúde.

Outra dica que Rita deu é a do preparo das refeições. Quanto mais programarmos nossa semana, melhor comeremos. Fazendo uma porção de arroz e feijão suficiente para uma semana e montando pequenas porções diárias teremos um alimento saudável por sete dias com apenas um dia de preparo. Ela diz que faz muita diferença positiva congelar comida em porções e ir utilizando assim que surgir a vontade de consumi-los.

A apresentadora é defensora da “desgourmetização” da comida e defende a prática de fazer marmita. Essa influencia que ela causa tem feito um impacto notável, e hoje vemos várias pessoas que reeducam a alimentação através do uso da marmita. Seu livro e site Panelinha são de sucesso estrondoso e veículos mais que necessários em muitas cozinhas do país, ensinando a fazer o prato do cotidiano sem segredos ou frescuras.

Para acompanhar um dos maiores trabalhos de Rita entre no site Panelinha e acompanhe o conteúdo.

 

Sarah Campos

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.
Sarah Campos