Blog Day – Por que ainda gostamos de blogar?

Blog Day – Por que ainda gostamos de blogar?

No dia 31/08 é comemorado o Dia do Blog, essa atividade que começou a duas décadas e que hoje é uma das ferramentas mais importantes da comunicação, dividindo espaço no mercado e criando novas ferramentas de comunicação entre produtor de conteúdo e leitor.

No meu outro post sobre esta data (leia aqui) falei sobre como me sentia dentro da “blogosfera”, e agora dois anos depois desse texto continuo afirmando que é muito legal ter um blog, e continuo acreditando em tudo o que disse. Acho que os gostos foram mudando e até meu top 10 blogs hoje está diferente.

E é nesse ponto que começo o texto do Dia do Blog 2017. Eu amo essa possibilidade de mudar, e a comunicação por blog sempre está em fase de mudança.

Existem aqueles que dizem que o blog é a plataforma do passado. Que agora se ganha muito mais indo para alguma rede social e montando publico a partir dali. E não é de todo mentira, muitas pessoas preferem hoje estar em evidencia no Instagram e no Youtube, gerando conteúdos instantâneos e ganhando seus likes, parceiros e tudo mais o que tem direito (ou não).

Essa prática nas redes gerou até um novo rótulo para a galera que se comunica nas redes : influenciador digital. Se o termo “blogueira” gerava confusão a menos de 5 anos atrás, quando comecei essa atividade, o termo “influenciador” está dando o triplo de discussões. Mas estou aqui para defender a prática do blog, não é mesmo? Então continuamos….

Acredito que o blog sempre será a melhor maneira de se comunicar por ser uma plataforma aberta, simples e direta. Quando você cria uma pagina sua na internet ela dependerá de somente duas coisas: de uma hospedagem e de sua criatividade.

Você é basicamente dono de tudo o que coloca ali no blog. E se aquela plataforma que você tá usando um dia acabar, vão existir milhares de outras para migrar seu conteúdo. Leia-se MIGRAR, não ter de começar do zero se alguém decidir apertar um botão do delete na sua rede favorita.

Outra coisa legal dos blogs. A necessidade da real abordagem. Por que digo isso? Se eu quero saber sobre algo, seja um produto, uma opinião, ou um devaneio (esses são os que mais gosto) em um blog tenho espaço o suficiente para ler todo o ponto de vista de alguém, porque essa pessoa teve caracteres o suficiente para dissertar suas história, seu momento, sua opinião. E o legal é justamente isso, ler e conhecer mais.

Não to aqui para fazer a chata do “só é blogueiro quem tem blog e blá bla blá”, quero somente ilustrar que a plataforma não está morrendo como muitos acreditam. Essa atividade ainda tem muito a oferecer, e as pessoas que “blogam” também.

Site, blog, instagram, facebook, youtube e tantos outros tem o objetivo da comunicação. Desde que essa comunicação seja bem feita, muita gente pode ser beneficiada com isso. E o blog contribui muito a essa comunicação.

Este é meu quinto Dia do Blog, na frente de muita gente que deve estar comemorando desde a primeira data oficial. E então desejo a todos que a atividade continue, os blogs somam muito na comunicação e mostraram que é possível encontrar conteúdo bom feito por pessoas em vários lugares. Que continuem a prosperar e que mais talentos se revelem.

Feliz dia blogueiros!

Sarah Campos

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.
Sarah Campos

Últimos posts por Sarah Campos (exibir todos)