Bazares e brechós para aproveitar em Santos/SP

Bazares e brechós para aproveitar em Santos/SP

Eu cheguei a fazer uma publicação falando sobre consumo consciente (link aqui), dando algumas dicas que utilizo e que vejo outras pessoas utilizarem para gastar bem o dinheiro e na hora de desapegar daquilo que não é mais útil, fazer de modo consciente. A lista ficou bacana e me perguntaram sobre desapegos e bazares em Santos para doar, então resolvi criar esta publicação com os bazares/brechós/atêlies que conheço e que compro coisas em ótimo estado e preço bacana aqui na minha cidade. Eu sempre curti bastante visitar brechós, além de achar coisas antigas e ter um bom preço é possível fazer uma limpa no guarda roupa, ou seja, quando não estou levando nada estou doando… e é muito bacana essa troca, pois é possível ver que muitas roupas tem uma durabilidade incrível e rodopiam nas conhecidas “tendências de rua” sempre tendo algum item que possa voltar a ser febre. Santos, cidade que respira cultura, e tem muuuuitos bichos-grilo que amam coisinhas retrô, tem bazares muito legais, alguns fixos e outros eventuais. Vem ver essa lista dos locais que mais visito:

 nas ruas de santos

Comandado pela Bia, o ateliê Nas Ruas de Santos é um dos meus favoritos, além de ter roupas por preços bem baratos, ela tem muito capricho quanto a entrega das mesmas, sempre passadas e em embalagens lindas. A Bia também é artesã e confecciona acessórios com pegada retrô, são colares, presilhas, anéis brincos e muitos outros mimos. Ela atende pelo Facebook e está presente na maioria dos eventos culturais da cidade, sempre solicita, cheia de conteúdo e carinho com clientes e amigos. Eu amo o trabalho e dedicação que essa garota tem! Sempre consegue montar looks incríveis e tem ótimas sugestões para quem procura presentear alguém com algo criativo. Ela também cria eventos com temáticas divertidas em parceria a restaurantes como o Cielito Lindo, que é de comida mexicana, ao bar Cava Velha, no coração do Gonzaga e a grupos de outros empreendedores como o Bazar Cafofo.

Para falar coma Bia basta curtir a Fan Page do Nas Ruas de Santos, lá é possível reservar peças, fazer encomendas de acessórios e ficar por dentro da agenda de eventos que a Bia faz. Clique aqui para ir para a página.

ismenia de jesus

O Centro Espírita Ismênia de Jesus possui dois brechós, um sebo de livros e uma loja de movéis usados, todo situados em um mesmo local na Avenida Conselheiro Nébias, ao lado do antigo Hospital dos Estivadores. Os brechós tem peças desde usadas até semi novas, os preços variam de 1 real até no máxima 20 reais a peça, e ambos são grandes espaços mantidos pelo centro espírita que recebendo muitas doações. É preciso ter paciência para “peneirar” as prateleiras pois tem muita coisa…. roupas, sapatos, uniformes escolares, roupas antigas de empresas e até mesmo vestidos de noiva. O local é muito visitado por quem faz teatro, pois também tem fantasias e roupas de época, tudo a um preço muito pequeno, e ainda ganhando desconto se levar muitas peças de uma vez. Esse é um dos brechós que mais visito, pois fica na esquina da casa da minha mãe, e desde novinha eu saia da escola com o troco do dinheiro do lanche para ver se comprava alguma bugiganga útil, desde revistinhas a lenços de cabelo e etc.  A  parte de livros deles é muito bacana, podendo se achar tudo quanto é tipo de literatura. Tem também vinil de música, fitas em VHS e coisas do gênero. Um livro que comprei lá e guardo até hoje foi Vidas Secas e ótimo estado, uma história extremamente triste… mas isso fica para uma próxima.  E deu para perceber que como se trata de uma instituição, toda a verba vai para a manutenção das atividades e trabalhos do posto, que atua como um socorro aos mais necessitados. É conhecido também como Casa dos Pobres e tem ações como distribuição de prato de sopa, cobertores e outras ações as pessoas de baixa ou nenhuma renda. As lojas do Ismênia funcionam de segunda a sexta das 9hs ás 17hs.

ARTE_GAPA_25ANOS-e1432045327881

o GAPA BS é uma instituição de apoio a Prevenção à AIDS aqui na Baixada Santista. Atendem a 9 municípios atuando junto as populações com histórico de exclusão social/cultural/financeira e garantia de seus direitos de acesso à informação e serviços de saúde. O brechó deles fica na própria sede da instituição em uma casa próxima ao canal 4, bem fácil de chegar e contém bastante coisa a preço baratíssimo. O bazar recebe muitos produtos semi-novos e novos, principalmente na época de fim de ano. Final do ano passado fui com duas amigas lá e trouxemos muitas peças bacanas para o verão. Vestidos levinhos, alguns jeans e eu ainda peguei um casaco para usar no frio (mas cadê frio?) e no total gastamos as três juntas 50 reais entre peças que custavam em grande média de 5 a 10 reais.

O brechó do GAPA fica na  Rua Colômbia 44, próximo ao Canal 4 e a Avenida Epitácio Pessoa. Funciona das 8hs ás 17hs de segunda a sexta.

juicy bazar

Além dos brechós e ateliê citados temos o Juicy Bazar. É um bazar que acontece duas vezes ao ano por iniciativa das blogueiras do Juicy Santos. A ideia desse tipo de evento é estimular o consumo consciente, desapegar das peças  que não servem mais, liberar espaço no armário e fazer achados de moda fora do circuito tradicional das lojas, além de ajudar uma causa social. A venda de produtos de segunda mão selecionados pela equipe do blog, com preços a partir de R$ 1, sempre rende bons frutos: na última edição (novembro de 2014), o bazar arrecadou R$ 9.635, que foram totalmente revertidos para 2 instituições relacionadas ao câncer infantil. A primeira edição de 2015 ocorrerá AMANHÃ e você pode conferir através do seguinte endereço:

Rua Carvalho de Mendonça, 238 – 7º andar – Santos / SP
Dia 13 de junho de 2015, das 10h às 17h30
Atenção: será aceito apenas pagamento em dinheiro ou cheque

O Juicy Santos é considerado um dos blogs com mais conteúdo informativo sobre a cidade e essa ação das meninas Flavia e Ludmila é muito bacana. Ambas assim como a Bia, primeira citada neste post, são bem presentes no cenário cultural de Santos e ajudam a fortalecer a comunidade santista no meio digital. E vamos falar uma realidade: Santos tem muita gente talentosa! Seja escrevendo, atuando, confeccionando algo, palestrando….. temos um cenário turístico e de entretenimento muito bacana, e que as vezes sinto que não alcança tanto engajamento por ser pouco divulgado, mas existem pessoas que fazem isso todos os dias: o Juicy, a Bia são alguns deles…. e eu também! Existe muita coisa para se aproveitar aqui em Santos e aos poucos vou mostrando a respeito.

Curtiram essa dica? Em breve tem mais sobre o que fazer aqui na cidade na nossa categoria Eu Fui!

Sarah Campos

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.
Sarah Campos

Últimos posts por Sarah Campos (exibir todos)