30 filmes completando 30 anos em 2017 – Parte 3

30 filmes completando 30 anos em 2017 – Parte 3

Hoje chegamos ao fim da nossa lista de 30 filmes que você precisa assistir e que estão comemorando seu 30º aniversário esse ano:

 

Bom Dia, Vietnã

Esta comédia dramática traz o emblemático Robin Williams interpretando Adrian Cronauer, um DJ que é recrutado para comandar a rádio das forças armadas americanas no Vietnã. Com seu charme e simpatia ele logo agrada os soldados, mas acaba enfurecendo seu superior imediato, o Segundo-Tentente Steven Hauk, um homem com necessidade de mostrar-se superior hierarquicamente que Adrian. Conforme ele tenta prejudicar o DJ, ele tem que lidar com o alto escalão das forças armadas, que está impressionado com o talento de Cronauer. Um filme para assistir com toda a família sem dúvida.

Império do Sol

Este drama dirigido por Steven Spielberg relata a história de um garoto inglês de apenas 11 anos que vive na cidade chinesa Xangai com sua família, na aparente segurança do bairro diplomático. Com a invasão do Japão durante a segunda guerra mundial, o garoto acaba perdendo-se de seus pais e é levado a um campo de concentração japonês onde tem que inventar uma série de artimanhas para sobreviver. O filme ganhou diversas premiações e é o filme de estréia do aclamado ator Christian Bale.

Nascido para Matar

Somente um grande gênio do cinema conseguiria criticar a guerra fazendo um filme exatamente sobre o mesmo assunto. Stanley Kubrick mostra em seu trabalho os limites da humanidade do exército americano, enquanto vemos partes da vida do recruta Graçola durante seu treinamento como fuzileiro e depois já na guerra do Vietnam. Um filme necessário para qualquer fã de cinema, que mexe com seu imaginário do começo as músicas finais.

Baleias de Agosto

Com os veteranos e imortais do cinema Vincent Price e Bette Davis, Baleias de Agosto é um drama tocante e belo, um tipo de filme que não vemos mais hoje em dia. Uma tarde encantadora de verão no Maine, o filme é um encanto para os olhos tanto pelo cenário quanto pela sublime atuação do elenco, que nos fazem sentir parte da família de forma natural.

Os Intocaveis

Uma das obras primas de Brian De Palma (Scarface, Carrie), este thriller policial mostra a força tarefa dedicada a derrubar o talvez maior gangster que Chicago já conheceu: Al “Scarface” Capone, interpretado brilhantemente por Robert De Niro. Um espetáculo audio-visual com uma história tocante e incrvível sobre um homem honesto com uma missão.

Veludo Azul

David Lynch é conhecido por seus filmes surreais e que aproximam-se do non-sense, e Veludo Azul não é diferente. a história é termendamente visual, deixando alguns pontos de trama sem lógica alguma, mas que ainda fazem sentido no final. Com diversas interpretações, não é possível assumir o tema do filme, deixando para cada expectador uma experiência diferente e um encantamento único. Talvez a melhor obra da carreira de Lynch, com certeza vale assistir.

Wall Street : Poder e Cobiça

Focado nos excessos dos anos oitenta, Wall Street mostra a relação de poder dos “donos do dinheiro” através do contato entre um jovem corretor da bolsa (Charlie Sheen) e um magnata cruel (Michael Douglas). Um filme impactante que mostra o custo e as perdas de se tornar parte da elite financeira em uma época repleta de abusos, que mostra as fraquezas e a força do ser humano de forma brilhante.

Platoon

Considerado por muitos o melhor filme sobre a guerra do Vietnã que já existiu, o longa de Oliver Stone é consagrado no mundo todo. A atuação de Charlie Sheen, Willem Defoe e Tom Berenger são exemplares, e mostram toda a humanidade possível de se retirar de um filme de guerra. Os generais (Defoe e Berenger) antagônicos representam a própria vida do soldado e suas escolhas possíveis para sobreviver a guerra. Se você só tiver que assistir um filme de guerra na sua vida, esse com certeza deveria ser ele.

O Homem da Capa Preta

José Wilker está magnífico em sua interpretação de Tenório Cavalcante, um político que lutava contra seus opositores e estava sempre com uma capa preta e “Lurdinha”, uma metralhadora que era sua marca registrada. Wilker da alma ao personagem, criando uma figura tão forte que é referencia até hoje no cinema brasileiro. Uma história que com certeza deveria ser resgatada!

A Dama do Cine Shangai

Um Thriller Noir brasileiro, a parte de muitos dos filmes da época, com toques artísticos e únicos e atuação maravilhosa de Maitê Proença e Antônio Fagundes. Um filme brilhante de Guilherme de Almeida Prado, que foi inovador e ousado ao realizar esta produção. O filme tem referência em “The Lady From Shangai”, de Orson Welles (Guerra dos Mundos), de onde tira seu título.

Esperamos que tenham gostado desta seleção de 30 filmes que completam 30 anos. Claro que muitos outros acabaram ficando fora da lista, mas acreditamos que as escolhas que fizemos resumem bem o talento e as obras lançadas neste período.

 

Confira a Parte I e Parte II da nossa lista de 30 filmes completando 30 anos em 2017!!!

Sarah Campos

Sarah Campos

Fundadora do Sahssaricando. Vive com a cabeça no mundo da lua, parou no tempo do Balão Mágico e tem alma oitentinha. Gosta de assuntos bons o suficiente para render horas de conversa e é uma eterna aprendiz da vida.
Sarah Campos

Últimos posts por Sarah Campos (exibir todos)